Você sabe quem foi Charles Eames? Seus móveis e outros projetos fazem sucesso até hoje e são considerados ícones da cultura pop.
Conheça mais sobre a história do arquiteto e designer de modas, o grande criador da Cadeira Eames.
Charles Eames nasceu no dia 17 de junho de 1907, no estado do Missouri, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos.
Quem inspirou Charles a começar a trabalhar com arquitetura e design foi seu tio, William S. Eames, um arquiteto.
Ele o ajudou a conseguir seu primeiro estágio na área, onde Charles trabalhava meio período.
Seu primeiro estágio foi no Laclede Steel Company, escritório onde o seu tio trabalhava, o que facilitou sua entrada no mercado de trabalho da arquitetura.
Ele tinha apenas 14 anos quando começou esse estágio, enquanto era estudante do Ensino Médio.
Esse estágio foi fundamental para Charles Eames, pois lá conseguiu conhecimentos de arquitetura, design e até mesmo engenharia.
Portanto, estando inserido nesse mundo, ele foi ganhando cada vez mais interesse e alimentando a chama de que, um dia, gostaria de ser arquiteto.
Charles Eames morreu em 1978, no dia 21 de agosto, durante uma viagem à sua terra natal, St Louis. A causa da morte foi um ataque cardíaco.
Charles Eames começou de fato a estudar Arquitetura após concluir o Ensino Médio.
Através de uma bolsa de estudos, Charles começou, enfim, a realizar o seu sonho, ingressando no curso de Arquitetura na Universidade Washington, em Saint Louis.
Foi nessa Universidade, inclusive, que Charles conheceu sua primeira esposa, a Catherine Woermann, que também foi mãe de sua primeira e única filha, Lucia Eames.
Apesar da Universidade ser um passo importante para realizar seu sonho de ser arquiteto, Charles abandonou os estudos após 2 anos estudando.
Diversas fontes confiáveis, como seus colegas, afirmavam que, na verdade, Charles não desistiu da Universidade, mas que foi expulso por defender as ideias modernas de Frank Lloyd Writght.
Foi em 1930, o ano posterior a ter se casado com sua primeira esposa Catherine (1929), que Charles Eames abriu seu primeiro escritório de arquitetura.
O escritório ficava em Saint Louis, e foi aberto em sociedade com Charles Gray. Um tempo depois, teve mais um sócio, o Walter Pauley.
Charles Eames tinha grandes arquitetos como inspiração e referência, e um deles era o Eliel Saarinen, um arquiteto renomado filandês, no qual ele se sentia muito influenciado.
Charles conseguiu se aproximar de Eliel, tendo ele convidado Eames a se mudar para Michigan com sua família.
O convite ocorreu para que Charles Eames, pudesse, enfim, concluir o curso de Arquitetura, dessa vez na Academia de Arte de Cranbook, onde Eliel Saarinen era professor.
Charles aceitou o convite, e em 1938 foi para Michigan junto a sua família, porém, em 1941, começaram os desentendimentos e brigas entre ele e sua esposa Catherine.
Ela queria voltar a morar em St Louis, porém Charles Eames não tinha esse desejo também, então os dois decidiram se divorciar.
Foi na mesma época que Charles Eames fez uma parceria com o filho de Eliel, o Eero Saarinen, também arquiteto, e desenvolveram, juntos, vários projetos.
Sua segunda esposa foi Ray-Bernice Alexandra Kaiser, uma pintora e cineasta.
Ray e Charles começaram a trabalhar juntos em projetos para o “Case Study Houses”, que era um projeto de experiências de arquitetura, patrocinado pela revista Arts & Architecture.
Conforme o tempo passou, eles continuaram trabalhando juntos e perceberam que as afinidades em comum eram mais do que apenas arte e arquitetura.
Assim, começaram um namoro, e depois de um tempo, se casaram e Ray começou a se chamar Ray Eames.
A parceria profissional entre o casal foi desenvolvendo diversas peças de mobiliário que foram um sucesso tremendo, e até hoje são.
Charles Eames é um ícone da arquitetura, e suas obras fizeram muito sucesso naquela época e ainda fazem até hoje.
Confira 2 sucessos do designer e arquiteto:
Essa cadeira é um projeto criado por Charles e Ray em 1950, que originalmente era feita com fibra de vidro.
Atualmente, a cadeira é feita de polipropileno, um material mais sustentável, que foi pensado pela empresa Herman Miller, cujo relançou a cadeira nesse novo material em 2001.
A Cadeira Eames é uma das mais vendidas até hoje, por todo o mundo.
A Eames Lounge Chair foi uma das primeiras peças feitas em parceria do casal Eames, criada em 1956.
Ela já apareceu em diversos filmes, como no sucesso da Marvel, Homem de Ferro 2, além de diversos outros filmes e séries, por isso, é um ícone da cultura pop.
Design, produtos exclusivos e o oferecimento de soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da Kza Bela, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços.